Mito do Zumbi



Caríssimos aficionados por Zumbis,

Vocês já se perguntaram de onde vem o mito do Zumbi? Há relatos históricos sobre esse fenômeno? Como esse mito gerou um dos mais populares gêneros de cinema?
É uma criatura cujo estereótipo define-se nos livros e na cultura popular tipicamente como um morto reanimado, usualmente de hábitos noturnos,  que vive a perambular e a agir de forma estranha e instintiva; um morto-vivo; um ser privado de vontade própria, sem personalidade. Histórias de zumbis têm origem no sistema de crenças espirituais e nos rituais do vodu haitiano: segundo crenças populares, o vodu faz com que uma pessoa morta volte à vida à procura de vingança com aquelas pessoas que lhe teriam feito mal. Histórias contam sobre trabalhadores controlados por um poderoso feiticeiro.
Os zumbis não são por completo míticos. Há rituais necromânticos, em particular ligados à religião do vodu haitiano, que, realizados com o intuito maligno de subjugar e gerar subserviência a seus invocadores, trazem, à realidade, o conceito de zumbi. Auxiliados pelos efeitos psicológicos das crenças socialmente difundidas, os rituais de zumbificação, se não alcançam em plenitude seu intento, são por certo bem eficazes em induzir comportamentos em suas vítimas que pouco ficam a dever aos comportamentos estereotípicos dos zumbis míticos.
A origem dos zumbis pode ser mística (como citamos acima),e científica: causada por algum tipo de vírus. Ao contrário do que você possa imaginar existem doenças, fungos e patologias que aproximam muito os seres vivos dos humanos zumbificados que vemos nos cinemas:
Jorge A. Romero
Zumbis também são bem reais entre outras espécies animais, cujos comportamentos dos espécimes infectados podem ser drasticamente modificados e controlados por patógenos hospedeiros. O comportamento do animal é usualmente modificado de forma a garantir a disseminação do agente patogênico. Como exemplo, há fungos que zumbificam formigas. ; e há vermes que zumbificam lesmas.
Além disso, o vírus da raiva que atinge sobretudo gatos e cachorros alteram drasticamente o comportamento animal tornando-os agressivos.
Apesar dos relatos históricos e cientificos os zumbis se popularizaram no cinema e nos clipes de Michael Jackson. Com a pele apodrecida e  roupas esfarrapadas, um cheiro forte e horrível, sem partes do corpo, como os dentes ou os dedos e quase sempre lentos, letárgicos, cambaleantes e irracionais - os zumbis ganharam sua popularidade no filme "A Noite dos Mortos-Vivos". Filmes criados já nos anos 2000, porém, trouxeram um novo conceito de zumbis, mostrando-os como mais ágeis, ferozes, inteligentes e fortes que os antigos zumbis do cinema. Estes zumbis mostram-se extremamente mais perigosos, sendo que apenas um deles já constitui grande ameaça para um grupo. Em muitos casos em se tratando destes zumbis "rápidos", os criadores utilizam a premissa de humanos infectados com alguma patogenia, como é o caso no filme Extermínio (2002) e no jogo para PCs Left 4 Dead (2008), ao invés de cadáveres reanimados - evitando a "caminhada arrastada dos mortos", presente na variedade de zumbis criada por George A. Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário